quinta-feira, 10 de janeiro de 2013



     EIXOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

IDENTIDADE E AUTONOMIA                        

São propostas atividades, a fim de que as crianças possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias. Dessa forma, dá-se oportunidade ás crianças de ampliarem sua auto-estima, de valorizarem ações de cooperação e solidariedade, de adquirirem hábitos de auto cuidado e de aprenderem a respeitar regras básicas de convívio social.


                                                                 MOVIMENTO
*Familiarização com a imagem do próprio corpo.*Exploração de gestos, posturas e ritmos para expressar-se e comunicar-se na relação com a brincadeira, com o jogo e com o outro.


MÚSICA                               

É proposto o desenvolvimento da capacidade de ouvir, perceber e discriminar diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais, cuidando para que as músicas não se limitem ao repertório infantil. A criança brinca, percebe e expressa sensações sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.


ARTES VISUAIS           

Propiciamos ás crianças a oportunidade de utilizarem instrumentos e materiais diversos para explorarem suas características, propriedades e as possibilidades de manuseio que eles oferecem; criarem desenhos, pinturas, colagens e modelagens, usando seu repertorio; explorarem espaços bidimensionais e tridimensionais em suas produções artísticas; e valorizarem suas produções, bem como as de outras crianças e da Arte em geral.


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA     

Considerando a faixa etária e a oportunidade de ampliar a capacidade de comunicação, o trabalho com a oralidade, com a leitura e com a escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens exige das crianças. Trabalhar com textos que se sabe de cor (cantigas de roda, parlendas, quadrinhas, poesias, músicas etc.) O trabalho com a oralidade, leitura e escrita ocorre de forma integrada e complementar, potencializando os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens.


NATUREZA E SOCIEDADE              

Proporcionar às crianças que ampliem suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o mundo social e natural, formula perguntas, confronta idéias, busca soluções para que, posteriormente e gradativamente, possam compará-las com aquelas que a ciência propõe e, ainda possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.


MATEMÁTICA               

Tem o objetivo maior levar a criança a compreender o mundo em que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano. Para isso, é necessário que as crianças desenvolvam a capacidade de:
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as noções espaciais e de medidas, como ferramentas necessárias para seu dia-a-dia.
· Relacionar e comunicar as idéias matemáticas, para que consigam selecionar e organizar informações e estratégias, tomar decisões, ter confiança ao lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos.
· Construir significados, dar sentido e estabelecer relação entre as ações físicas e mentais (relação entre o concreto e o abstrato) que realizam.

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